OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Violência contra o idoso entra em pauta na Alepa


Pesquisa realizada pela Promotoria do Idoso, em Belém, revela que a maioria das agressões contra o idoso ocorre no ambiente doméstico, sendo praticada, em 60% dos casos, por filhos e filhas dos idosos. O dado preocupante colocou em alerta diversos setores da sociedade e do poder público, que buscam uma saída para combater de forma eficaz o problema. O assunto será debatido nesta quinta-feira (11), na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), em sessão especial solicitada pelos deputados José Megale, líder do PSDB e Edmilson Rodrigues, líder do Psol.  

A sessão é alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo despertar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa. Devem fazer parte da sessão, além dos deputados, representantes do governo, da área de saúde, justiça e organizações não governamentais.

Para José Megale, é imprescindível o debate entre sociedade e governo para garantir o enfrentamento do problema e garantir políticas públicas à categoria. Ele lembra que, hoje, a violência contra o idoso é considerada uma questão de saúde pública. Ela é a segunda causa de mortalidade entre a população de todas as idades no Brasil e atinge pessoas de todas as classes sociais. Segundo dados da Política Nacional de Redução da Mortalidade por Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, a violência tem um forte reflexo no índice de mortalidade dos idosos.

De acordo com a Coordenação Estadual de Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a violação dos direitos do idoso inclui desde a violência no âmbito privado (em geral dentro de suas próprias casas cometidas por parentes ou pessoas próximas) até a violência institucional ou na esfera pública, em que os direitos de cidadania não são conhecidos.
Com dados do site da Sespa

0 comentários:

Postar um comentário