OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alepa itinerante discutirá divisão do Estado

O líder do PSDB, deputado José Megale, defende que a Assembleia Legislativa seja o poder responsável pela mobilização popular em torno do plebiscito de dezembro, que vai definir se o Pará será dividido ou não, para a criação dos estados do Tapajós (região do Baixo Amazonas) e de Carajás (Sul do Pará).

Com a finalidade de colocar na pauta de discussão com a sociedade a divisão, Megale propôs a realização de três sessões itinerantes da Alepa, nas regiões Oeste, Sul e Nordeste, nos municípios de Santarém, Marabá e Capanema. A Alepa precisa conduzir esta discussão, ouvindo a sociedade e levantando aspectos positivos e negativos da divisão, afirma o parlamentar.

Em julho foram lançadas, em Belém as Frentes Parlamentares pela Criação dos Estados de Carajás e Tapajós e a Frente Parlamentar contra a Divisão. José Megale integra a Frente pró Tapajós, juntamente com os deputados estaduais Alexandre Von, PSDB; Gabriel Guerreiro, PV; Hilton Aguiar, PSC; Júnior Ferrari, PTB; Josefina Carmo e Osório Juvenil, PMDB; e Airton Faleiro, Zé Maria e Milton Zimmer, PT. ”

O plebiscito está marcado para 11 de dezembro. Os eleitores vão responder a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do Esytado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?” e Você é a favor da divisão do Esytado do Pará para a criação do Estado do Carajás?”. Mas, antes, várias etapas serão cumpridas pelas Frentes, que deverão seguir critérios e regras estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Megale explicou que, assim como as demais legendas, o PSDB não tem uma só opinião no caso da divisão do Pará. Há lideranças que são totalmente contra a divisão; outras que apoiam a criação de dois novos estados (Tapajós e Carajás); e outras que defendem apenas um desses projetos. Ele ressaltou a importância do plebiscito como instrumento de decisão de questões polêmicas e importantes para o conjunto da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário