OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto vai investir em 700 mil alunos do Pará

Nesta quarta-feira (21), na tribuna da Assembleia Legislativa, falei sobre o fato de a educação ser a porta de entrada para um mundo mais fraterno, justo, humano. Daí por que deve ser sempre prioridade em qualquer esfera de governo. Hoje, o Governo do Pará, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e Instituto Unibanco, lançou no Hangar, o Projeto Jovem de Futuro (PJF). Será um investimento de R$ 11 milhões para implantar um plano de gestão abrangente e de estratégias articuladas nas escolas públicas de Ensino Médio. Serão beneficiados 700 mil estudantes.
O PJF, que faz parte do Programa Mais Saber, pretende reduzir a evasão escolar e a defasagem idade-série; e melhorar os resultados do ensino das disciplinas de Português e Matemática; além de investir na formação dos professores. A metodologia do PJF foi testada em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde as notas nas disciplinas de Português e Matemática chegaram a aumentar entre 10% e 25%, respectivamente. O Projeto começa no Pará em 141 escolas, são 85 instituições do interior e 56 da Região Metropolitana de Belém, que terão três anos para apresentarem os primeiros resultados.
O governador Simão Jatene afirmou que o projeto faz parte de um conjunto de ações do Estado que só terão sucesso com o envolvimento de diretores, professores e alunos. "Terminar com a desigualdade é um desafio coletivo da sociedade e a educação constrói os elementos para combater esta desigualdade. Aposto muito no PJF, pois sei que coisas boas contagiam, e que começaremos com 141 escolas, mas alcançaremos todas”. 
O projeto é focado em resultados. O primeiro desafio é melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, o próximo é aumentar os índices do Pará no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é que o crescimento seja de 25 e 5 pontos, respectivamente. As experiências do Instituto Unibanco em Minas e Rio Grande do Sul garantem que é  possível. “O Jovem de Futuro é um instrumento poderoso, no entanto os protagonistas deste processo são os gestores da Secretaria de Educação, da escola e os alunos”.
 Fonte: Agência Pará de Notícias
    

0 comentários:

Postar um comentário