OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 27 de março de 2012

Alepa vai discutir futuro do Ver-o-Peso mediante projeto do Terminal Pesqueiro

Foto: Daniel Alexandre

A maior feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso, o nosso mais significativo postal de Belém, completa 385 anos de existência neste dia 27 de março. Á beira da Baía do Guajará, nosso Veropa, como é chamado na gíria dos mais novos, surgiu quase junto com a cidade de Belém, a diferença é de apenas 11 anos. 
Pelo Ver-o-Peso passam diariamente milhares de pessoas que vão em busca de seus mais variados produtos e/ou conhecer seu complexo. Peixes, carnes, aves, frutos, legumes, verduras, comidas prontas, banhos de ervas, apetrechos de pesca, roupas, calçados etc. É onde a cidade acorda mais cedo, com a chegada dos barcos que abastecem boa parte da feira.     
A origem data da segunda metade do século XVII. Em 27 de março de 1687, quando resolveram estabelecer um rígido controle alfandegário na Amazônia, os portugueses criaram um posto de fiscalização e tributos - a casa do Haver-o-Peso. Uma balança e um funcionário público mediavam as transações comerciais da época.
A feira foi iniciada com um ancoradouro simples, onde embarcações de todo mundo aportavam na Baía do Guajará (que é formada pelos rios Guamá, Moju e Acará). Depois, o Ver-o-peso passou por várias modificações, adaptando-se às necessidades de cada época vivida em quase quatro séculos. Passou, por exemplo, pelo aterramento da Baía do Guajará, ampliação do Mercado de Carne, construção do porto e o Mercado de Ferro. Ele faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, destacando-se: o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca do Porto, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira e a Praça do Pescador. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997.
Foi com grande satisfação e sentimento de pertença que apresentamos requerimento de votos de congratulações desta Casa a todos à Associação de Feirantes do Ver-o-Peso. 
Debate sobre Terminal - Vale ressaltar que dia 12 de abril vamos realizar sessão especial para debater a situação desse mercado diante do projeto de criação do Terminal Pesqueiro de Belém, do Governo Federal, que retira do Ver-o-Peso o papel de ponto de concentração do pescado. A proposta tem preocupado os feirantes, sobretudo os peixeiros. A pedido deles o ex-deputado Celso Sabino, agora titular da Secretaria do Trabalho, solicitou o debate para reunir os órgãos das três esferas de governo ligados ao setor, afora trabalhadores, entre outro. Atendendo pedido de Sabino e dos feirantes, assumi a coordenação do debate na Alepa.      


Programação dos Feirantes: Dia 1º de abril, domingo, a Associação dos Feirantes fará,  com apoio do Governo do Estado, uma programação especial alusiva aos 385 anos do Ver-o-Peso.  
Dia 01/04/2012 (Domingo)
Local – Feira do Ver-o-Peso/ Praça do Relógio
07:30 – Culto Ecumênico
08:00 – Alvorada de fogos

08:30 – Visita das autoridades e personalidades na feira
09:00 – Entrega das comendas “amigo do Ver-o-Peso”
10:00 – Anúncio dos projetos que beneficiarão os feirantes e seus
dependentes
11:00 – Corte do bolo de 10 metros, recheado de frutas regionais
08:00 – Início da Ação de Cidadania – Propaz cidadania
14:00 – Término da Ação de Cidadania – Propaz Cidadania
15:00 – Início da Programação Cultural – Baile dos Feirantes
21:00 – Término do baile dos feirantes
Apresentações:
Banda Amazonas
Edilson Moreno
Ivaldo Lima
Beto e Leno
Fernando Belém
Raly do Samba
Fernando Nogueira 

0 comentários:

Postar um comentário