OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Uma década de desenvolvimento sistematizado do setor agropecuário do Pará



Apresentamos na sessão ordinária de hoje Votos de Congratulações à Diretoria da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará) e a todos os funcionários que compõem a instituição, pelos 10 anos de Trabalho completados no dia 20 de setembro. Desejamos que cada vez mais as atividades desenvolvidas por essa empresa pública sejam fortalecidas e a Adepará, cresça melhorando substancialmente o setor agropecuário do Estado do Pará. Nessa década completada agora a Adepará agregou valor ao setor de defesa animal e vegetal do nosso Estado.
A instalação da Adepará representa um avanço na agropecuária no Pará e no Brasil, pois a partir do trabalho da agência foi possível sistematizar e pensar ações concretas para o desenvolvimento do setor agropecuário na defesa animal e vegetal, garantindo dessa forma a segurança do consumo de produtos agropecuários e contribuindo para a competitividade do agronegócio paraense e para a preservação do meio ambiente.
Dentre as atribuições da Adepará estão:

- Planejar, coordenar, normatizar, fiscalizar e executar a política de Saúde Animal e Vegetal, e de defesa sanitária;
- Proceder o controle de qualidade da classificação, da inspeção, da padronização e do armazenamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal;
- Desenvolver atividades por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA e/ou pela Secretaria Executiva de Estado de Agricultura – SAGRI;
- Propor e executar os programas de promoção e proteção da saúde animal e vegetal, e da educação sanitária, cumprindo e fazendo cumprir o que dispõe a legislação Federal e Estadual, no que concerne às atividades que compõe seus objetivos;
- Estabelecer medidas de prevenção e monitoramento sobre as ocorrências, Zoofitossanitárias no território paraense;
- Exercer as atividades de vigilância e epidemiológica para o diagnóstico precoce de doenças e pragas;
- Elaborar  e propor normas legais para assegurar a saúde dos animais e vegetais e a qualidade sanitária dos produtos e subprodutos de origem agropecuária.

De acordo com informações do site da Adepará (www.adepara.pa.gov.br)), a Defesa Sanitária Vegetal se preocupa em assegurar a sanidade dos vegetais com objetivo à comercialização, através de ações de combate, controle e erradicação de pragas que possam causar prejuízos aos cultivos agro-florestais do Estado. As ações preventivas minimizam os riscos de introdução e disseminação de pragas exóticas de risco potencial para a agricultura estadual. Os principais trabalhos nessa área são: a erradicação da mosca da carambola, prevenção e controle de pragas dos citros, da banana, do cacaueiro, do abacaxi, da soja, pimenta-do-reino e das pastagens.

Já com relação à Defesa Sanitária Animal a Adepará trabalha no sentido de controlar efetivamente a condição sanitária dos animais, além de salvaguardar e promover a sanidade dos rebanhos pecuários, através da execução dos programas sanitários específicos e vigilância epidemiológica evitando assim a introdução e/ou disseminação de doenças dos animais e o combate ás doenças já existentes. Assim como visa a manutenção e a ampliação de áreas livres para Febre Aftosa, visando novos mercados internos e externos.
Os médicos veterinários da central e do campo, desenvolvem atividades envolvendo ações para salvaguardar e promover a sanidade dos rebanhos pecuários, bem como de preservar os interesses sociais e econômicos e da saúde pública, buscando a conformidade e qualidade do produto pecuário, respeitando os interesses dos consumidores.
Das atividades desenvolvidas pela Agência estão o cadastramento de propriedades rurais e casas agropecuárias; a promoção e fiscalização da vacinação de bovinos e bubalinos e promoção dos programas sanitários; o controle de trânsito de animais; as fiscalizações e a educação sanitária.
Foto: Antônio Silva - Agência Pará de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário