OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PRÉDIO HISTÓRICO DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO SERÁ REFORMADO

Em comemoração ao centenário da Escola Estadual Barão do Rio Branco, completados no primeiro semestre deste ano, o governador do Estado, Simão Jatene anunciou investimentos com a finalidade de recuperar o prédio centenário da escola.
            A Escola Barão do Rio Branco é uma referência para várias pessoas, inclusive teve um de seus mais ilustres alunos: Dalcídio Jurandir. A escola é referência no ensino Fundamental e Médio, responsável pela formação de milhares de pessoas. Hoje diversos professores que estudaram na instituição tem um carinho muito grande pela escola. A instituição atende atualmente mais de 600 alunos, a partir de 9 anos. Eles estudam nas séries do Ensino Fundamental e Médio, nos três turnos, em turmas de jovens e adultos.
            Da mesma forma, a Escola Barão do Rio Branco se constitui numa referência quando o assunto é a inclusão de estudantes com deficiência, tendo entre seus alunos crianças e adolescente com deficiência visual e auditiva, autistas, e com as síndromes de Down, Asperger, entre outras deficiências. Entre as ações da escola é destaque a Classe Hospitalar do Ophir Loyola, que em 2005, passou a funcionar como anexo ao prédio da Barão do Rio Branco.

            No Memorial lançado em homenagem ao centenário, no primeiro semestre de 2012, é relatado que até 1912, o “5º Grupo Escolar” do 4º Distrito da Capital, como era conhecido a época a atual Escola Barão do Rio Branco, compôs o grupo das sete primeiras escolas republicanas do Pará. Seu primeiro prédio, denominado Barão do Guamá, foi a atual sede da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (Codem), na avenida Nazaré. Em 1906, o então governador Augusto Montenegro comprou a residência localizada na avenida Generalíssimo Deodoro, e no mesmo ano autorizou a adaptação do prédio para abrigar a escola. Em 1908 o “5º Grupo Escolar” foi transferido para o novo endereço..
            A restauração do Barão do Rio Branco será a primeira das 13 escolas históricas que vão passar por restauro completo em sete municípios (Belém, Santarém, Castanhal, Santa Izabel, Alenquer, Cachoeira do Arari e Bragança). O Plano de Reforma das Escolas Estaduais, foi lançado em março pelo governador Simão Jatene, durante as comemorações pelo centenário da “Barão de Rio Branco”. O projeto será coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e vai recuperar mais de 600 unidades de ensino em todo o Pará. A restauração da escola está avaliada em cerca de R$ 1,6 milhão.
          Apresentei requerimento na Assembleia Legislativa do Estado, parabenizando os diretores, professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Barão do Rio Branco pelos 100 anos de existência da escola e por sua referência no ensino, assim como o governador do Estado do Pará e a secretaria de Estado de Educação pela valorização das escolas históricas do Estado. Essa reforma representa a valorização da identidade da população. 

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