OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Programa de Baixo Carbono: Pará é o primeiro

O Pará é o primeiro Estado a implantar o Comitê Estadual do Programa de Agricultura de Baixo Carbono, conhecido como Programa ABC, do Ministério da Agricultura. Por isso, apresentamos na sessão ordinária de quarta-feira (23) requerimento de congratulações à Secretaria de Agricultura (Sagri) e a todas as instituições envolvidas no programa.

O programa tem como objetivo a redução das emissões de gás carbônico na atmosfera e a redução do efeito estufa e desmatamento ilegal zero, procurando fomentar a recuperação das áreas de pastagem degradadas; incentivar o aumento da produtividade no campo; fomentar culturas sustentáveis como os sistemas agroflorestais e o plantio de florestas e outras tecnologias do Sistema Nacional de Agropecuária da Embrapa. O ABC é um instrumento de difusão dessa tecnologia e de oportunidade de negócios, de criação e geração de emprego.
O referido plano de incentivo à agropecuária de baixa emissão de carbono e à economia sustentável, será apresentado pelo Governo Federal na Rio+20 (conferência da Organização das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável), em junho, no Rio de Janeiro,  com ações de capacitação, crédito e transferência de tecnologia, além de assistência técnica e extensão rural, pesquisas, regularização fundiária e ambiental para a promoção da agricultura de baixo carbono.
Como bem lembrou a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, na reunião realizada no último dia 22 de maio, o Plano ABC vem reforçar uma política agrícola do Estado que a Sagri está encabeçando e formulando e que é totalmente compatível com o a política do Governo Federal. “Trata-se de mudar o paradigma de produção agropecuária, introduzindo tecnologias sustentáveis rentáveis economicamente, includentes socialmente e conservacionistas do ponto de vista ambiental”.
A idéia do programa ABC nasceu no Pará em 2008, de acordo com informações do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará. Carlos Xavier, e depois foi desenvolvida pelo Mapa que deu forma ao programa, junto com a Embrapa.
O Grupo Gestor do Programa ABC no Pará será constituído pela Sagri, que o coordena, Faepa, Senar, Basa, Banco do Brasil, Sebrae, Adepará, Iterpa, Ufra, Emater, Embrapa, Mapa e Fetagri.

0 comentários:

Postar um comentário