OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pará deve investir na produção de chocolate


O Pará tem que ser bem representado no Salão do Cacau, que vai ocorrer em junho, na Bahia. O evento vai reunir investidores e produtores de todo o mundo e será um bom momento para  mostrar a qualidade do cacau paraense, produto de várzea, que provém de uma agricultura sustentável. Este foi um de nossos assuntos na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta  quarta-feira (2). 
Na semana passada, durante a reunião do Fundo da Lavoura Cacaueira (Funcacau) discutimos o lançamento de um plano para que o Pará assuma a liderança da produção no Brasil. O plano também prevê o estímulo para produção do chocolate da Amazônia a partir de pequenas unidades associativas de agricultores. O grande gargalo hoje é o fato de se produzir somente 50% da semente necessária ao plantio. Por isso, também na reunião do Funcacau, ficou definido que serão priorizadas ações para aumentar a produção de sementes. Já existe um estudo de matrizes com vários padrões genéticos.
O Brasil ainda não figura como o maior produtor de chocolate do mundo. O Pará e a Bahia não figuram como produtores do chocolate do Brasil. E os estados do Sul, que são expoentes desse mercado nacional, não são produtores do cacau. É preciso mudar esse panorama que não tem lógica. O Pará produz o cacau de melhor qualidade, que é o de várzea, o qual só pode ser cultivado no Pará e no Amazonas. O Estado merece se destacar por isso, daí a importância de sermos bem representados no Salão do Cacau.  
Recebemos o apoio dos deputados Raimundo Santos (PR), Edmilson Rodrigues (Psol) e Nélio Águiar (PMN), que também defendeu o aumento da produção de açaí a partir do plantio, pois essa atividade ainda está muito concentrada no extrativismo.
                                          Foto: Agência Pará
                                         

0 comentários:

Postar um comentário