OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prestação de contas da viagem à Ásia: bons negócios para o Estado

A viagem da comitiva do Pará à Ásia foi proveitosa de todo o ponto vista. O modelo de reforma agrária da Malásia, implantado há 40 anos, permite que aquele país seja um excelente produtor agrícola, com destaque para o óleo de palma e a seringa. O trabalho feito para o melhoramento genético das espécies cultivadas é outro fator superimportante. Dentro em breve os dendezais serão substituídos por outros que serão 30% mais produtivos que os atuais graças à manipulação genética que é baseada em estudos específicos das sementes.
No período de substituição das árvores produtivas – no interstício dessa troca - o  Pará poderá fornecer óleo de palma para a Malásia. Também poderemos em alguns anos implantar esse modelo de semente da Malásia aqui. Atualmente só complementamos nossas necessidades com as sementes do Amazonas, as quais não são suficiente para nosso plantio, daí a necessidade de adotar esse modelo.  
Em aparte, o deputado Airton Faleiro (PT) também fez exposições complementares sobre a viagem. Eles destacou a tecnologia de aproveitamento, “nada se perde na agricultura da Malásia: restos, palhas, galhos etc são usados como fonte de energia”.  Faleiro também ressaltou que a Malásia pretende propor parcerias com outros países para plantar em suas terras devido à falta de novos espaços, “e aí se cria um ambiente propício para o Pará aprofundar essa negociação”.
Ainda observamos que há preocupação em cumprimento às exigências ambientais e o interesse do mercado asiático pela produção de carne e frango do Pará. Há possibilidade de exportação da nossa carne para àqueles países em 2013. 
China – A comitiva trouxe, ainda, na bagagem a grande possibilidade de negociação futura para a instalação de fábricas da China no Pará, como é o caso da Sun Paper, especializada em produtos de papel. A empresa pode, inclusive, utilizar nossa produção de eucalipto como matéria prima. Os chineses  também estão interessados em implantar, dentro de dois anos, no Pará, uma indústria de maquinários e utilitários agrícolas.

0 comentários:

Postar um comentário