OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fronteira com MT deve ser definida em breve

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apreciar e votar em breve a polêmica questão dos limites de fronteira entre o Pará é o Mato Grosso. O STF vai avaliar o relatório do Exército, concluído na semana passada, que reconhece como do Pará o território em questão. Vamos acompanhar todo o processo. Temos certeza que o STF fará justiça e aprovará o relatório do Exército.
O estudo do Serviço Geográfico do Exército começou ano passado, por determinação do STF, que necessitou da nova perícia para balizar a deliberação sobre ação proposta pelo Mato Grosso. Na ação, o estado vizinho pede que o ponto utilizado para definir de onde parte a linha da fronteira seja deslocado 140 km para o norte, o que aumentaria sua área tomando parte do Pará.
Vale lembrar que na Convenção de Limites entre os Estados litigantes, celebrada em 1900, foi determinado que o ponto de onde partiria a fronteira seria o “Salto das Sete Quedas”, no rio Teles Pires. Mas, num estudo de 1922, realizado pelo IBGE (que na época se chamava Clube de Engenharia do Rio de Janeiro), o Mato Grosso, considerou erroneamente a “Cachoeira das Sete Quedas”, 140 km ao sul, para fazer a demarcação. Para nós, os dois acidentes geográficos são o mesmo, um só. Apenas mudaram de nome, não tendo, ocorrido modificação com relação ao ponto que define a fronteira estabelecido pela convenção de 1900. O IBGE concorda com a tese paraense. Mas a decisão final cabe ao Supremo. O ministro Marco Aurélio Mello, é o relator do processo.
  

0 comentários:

Postar um comentário