OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

JUSTIÇA DEFENSORES VÃO TER FORO PRIVILEGIADO


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (22),  Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estende aos defensores públicos estaduais foro privilegiado na justiça por prerrogativa de função. A PEC, é de nossa autoria e contou com a apoio de todas as bancadas com assento na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). 

A sessão foi acompanhada pelos defensores, que festejaram a proposta fundamentada em antiga reivindicação da categoria. Entre eles estavam
o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso, o subdefensor geral, Luís Carlos Portela e o diretor legislativo da Associação dos Defensores, Sérgio Espírito Santo.

A PEC proporciona um tratamento especial não à pessoa, mas sim ao cargo. Já gozam deste foro especial devido à importância de suas funções, os ocupantes de cargos de Presidente da República, ministros, governadores, secretários estaduais, prefeitos, juízes e promotores de justiça etc.

A prerrogativa se traduz no processamento e julgamento do defensor por órgão superior. O que garante ao ocupante do cargo que será julgado por um órgão de instância elevada, tendo em vista que não seria conveniente ao cidadão assistido ser representado por um agente do Estado (defensor público) que pudesse ser denunciado ou investigado por  membro do Ministério Público com quem litiga e/ou julgado pelo mesmo juiz, onde tramitam as suas ações, havendo um clima favorável à pressão externa. 

Um dos instrumentos mais importantes para a inclusão social é o pleno acesso à Justiça, direito fundamental, alçado à proteção das cláusulas pétreas da Constituição Federal. E o defensor público é peça fundamental nessa engrenagem de acesso. 

Outra boa notícia para a categoria e para a sociedade é que, também nesta terça-feira, o governador Simão Jatene deu posse a 45 novos defensores públicos, provenientes do último concurso, elevando o número desses agentes para 192.

0 comentários:

Postar um comentário