OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GOVERNAR COM RESPONSABILIDADE

Educação

Novamente nos manifestamos com relação a situação dos professores do Estado. O governador Simão Jatene aguarda que a União cumpra seu compromisso de repassar os recursos devidos, para que possa pagar integralmente o piso salarial dos professores. O governo do Pará já antecipou 30%.
È bom lembrar que alguns estados brasileiros estão recorrendo à justiça para não pagar o piso nacional estabelecido. Não é o caso do Pará. O governador deseja cumprir, mas com responsabilidade. Não adianta prometer e não poder cumprir lá frente. Para o cumprimento, voltamos a repetir, necessita que o governo federal cumpra com os repasses.
Temos que ressaltar que o PCCR foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado, após longa discussão entre deputados e professores. Portanto, não cabe agora alegar que ele não contempla os interesses da categoria. A construção do mesmo foi conjunta. A Alepa somente aprovou depois de um longo debate, acordado entre as partes.
Neste sentido, desafiamos que qualquer governo queira procrastinar o pagamento dos funcionários. Toda greve causa um desgaste às administrações, seja de que partido for. Daí reafirmamos que o governador tem responsabilidades com todos, por isso realiza ações de acordo com a receita e despesa do Estado. Com certeza, o piso nacional dos professores será cumprido integralmente quando a União repassar os recursos que deve ao Estado.

Saúde
Nove meses de governo e já foi entregue à sociedade paraense o novo hospital público “Jean Bitar”, anexo ao Ofir Loyola. Esse é o primeiro hospital inaugurado na Região Metropolitano desde 2005. Isso representa um governo de responsabilidade e de compromisso. As respostas estão sendo dadas de acordo com as necessidades da população.
O novo hospital terá capacidade para 80 leitos de clínica médica e cirurgia geral, além de oito leitos de terapia intensiva adulta, oito de neonatal, 12 de pediátrica e mais sete leitos de pronto atendimento e oito de berçário, totalizando mais de 100 novos leitos incorporados pela rede estadual ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará.
É importante esclarecer, que neste momento, o hospital Jean Bitar irá receber a demanda hoje concentrada no Hospital Ophir Loyola de pacientes de clínica médica e de cirurgia geral não oncológica. Esse hospital terá especialidades nas áreas de Endocrinologia, Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia. Após essa entrega, o governo poderá realizar a reforma e expansão do Ophir Loyola, que futuramente passará a oferecer 47 novos leitos. O hospital ampliará ainda o atendimento da Santa Casa de Misericórdia, disponibilizando mais 28 leitos, sendo 12 de UTI pediátrica, 8 de UTI neonatal e 8 berçários.
O último hospital inaugurado na região metropolitana de Belém foi o Hospital Metropolitano, entregue em 2005, na gestão do então governador Simão Jatene
Outro grande passo que será dada pela administração do governador Jatene é preparar, já para 2012, o hospital Jean Bitar para ser o primeiro centro médico da Região Norte a realizar transplante hepático (fígado). Como se trata de um serviço de alta complexidade precisa passar por várias etapas de aprovação. O Ophir Loyola já deu entrada junto ao Ministério da Saúde para credenciar a equipe médica e o material necessário para a realização do transplante
A população paraense conta com os seguintes serviços no Jean Bitar: Cirurgia geral (40 leitos), nas seguintes especialidades: serviços de parede abdominal; de cirurgia gástrica, incluindo a cirurgia bariátrica (para redução do estômago); de fígado; de pâncreas e vias biliares e serviço de intestino. A clínica médica (com 40 leitos), atuará nas seguintes especialidades: Endocrinologia, Cardiologia, Nefrologia e Pneumologia. Já está em andamento o projeto para implantação do serviço de transplante de fígado.
Com a inauguração do hospital o governador Simão Jatene demonstra sua responsabilidade e compromisso com a sociedade no atendimento de suas necessidades.

0 comentários:

Postar um comentário