OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fronteira com MT deve ser definida em breve

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apreciar e votar em breve a polêmica questão dos limites de fronteira entre o Pará é o Mato Grosso. O STF vai avaliar o relatório do Exército, concluído na semana passada, que reconhece como do Pará o território em questão. Vamos acompanhar todo o processo. Temos certeza que o STF fará justiça e aprovará o relatório do Exército.
O estudo do Serviço Geográfico do Exército começou ano passado, por determinação do STF, que necessitou da nova perícia para balizar a deliberação sobre ação proposta pelo Mato Grosso. Na ação, o estado vizinho pede que o ponto utilizado para definir de onde parte a linha da fronteira seja deslocado 140 km para o norte, o que aumentaria sua área tomando parte do Pará.
Vale lembrar que na Convenção de Limites entre os Estados litigantes, celebrada em 1900, foi determinado que o ponto de onde partiria a fronteira seria o “Salto das Sete Quedas”, no rio Teles Pires. Mas, num estudo de 1922, realizado pelo IBGE (que na época se chamava Clube de Engenharia do Rio de Janeiro), o Mato Grosso, considerou erroneamente a “Cachoeira das Sete Quedas”, 140 km ao sul, para fazer a demarcação. Para nós, os dois acidentes geográficos são o mesmo, um só. Apenas mudaram de nome, não tendo, ocorrido modificação com relação ao ponto que define a fronteira estabelecido pela convenção de 1900. O IBGE concorda com a tese paraense. Mas a decisão final cabe ao Supremo. O ministro Marco Aurélio Mello, é o relator do processo.
  

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Greve no Basa: agricultores podem perder FNO por causa do impasse

A agricultura familiar na Amazônia e a economia de seus Estados correm o risco de sofrer considerável prejuízo em 2012. É que o período para a assinatura dos contratos, provenientes da concessão de financiamentos do Fundo Constitucional do Norte (FNO), está quase finalizando e o Banco da Amazônia instituição responsável pelos recursos, continua em greve por tempo indeterminado porque não houve avanço nas negociações entre trabalhadores e direção.    
            Nesta quarta-feira (23), o líder do PSDB, deputado José Megale, apresentou requerimento à direção do banco para que os produtores não sejam prejudicados. “Temos recebido inúmeros apelos dos pequenos produtores do estado do Pará que estão angustiados e preocupados com a possibilidade de não conseguirem viabilizar esse financiamento”. O pedido de Megale foi subscrito por deputados de todas as bancadas com assento na Alepa.  Megale acentua que “o temor dos agricultores é justificado pela paralisação dos funcionários do Basa, que estão em greve desde 27 de setembro, sem nenhuma perspectiva de retorno aos trabalhos”.
O parlamentar lembrou que essa instituição é a única que permaneceu em greve, após as negociações de outubro. “Reafirmamos que não somos contra o movimento dos funcionários do Banco da Amazônia, queremos apenas evitar o engessamento da vida de centenas de produtores, que necessitam desse financiamento para o sustento do negócio e das famílias”.   
Não houve avanço nas negociações porque a direção do banco não aceitou reajustar reembolso do plano de saúde e nem iniciar a discussão do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos trabalhadores. Na última audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, o  banco retirou a proposta feita aos bancários e partiu para o dissídio coletivo. “Caso este dissídio não seja julgado até 10 de dezembro, ficará para fevereiro, uma vez que a partir desta data a justiça deve entrar em recesso”, explica Megale.
            O parlamentar lembrou que o FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para crédito de fomento, dirigido para atender às atividades produtivas de baixo impacto ambiental. “Para se ter uma ideia, somente a Emater orientou e acompanhou, no Pará, a elaboração de quase 400 projetos de pequenos produtores, que estão no aguardo da assinatura dos contratos”. Para o deputado, o prejuízo deverá ser em cadeia, por conseqüência, “não haverá geração de renda e nem de empregos às famílias, assim como será inviabilizada a possibilidade de implantação de novos negócios e empreendimentos na agricultura familiar”.
            Megale, que é engenheiro agrônomo, ressaltou que é importante o financiamento acontecer dentro dos prazos estabelecidos, pois existem períodos para o plantio de determinados produtos. “Caso este movimento de greve se prolongue ainda mais, o financiamento quando for liberado não atenderá mais, naquele momento, o negócio planejado, correndo-se o risco de os trabalhadores gastarem os recursos e não ocorrer a concretização dos projetos”, concluiu.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

JUSTIÇA DEFENSORES VÃO TER FORO PRIVILEGIADO


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (22),  Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estende aos defensores públicos estaduais foro privilegiado na justiça por prerrogativa de função. A PEC, é de nossa autoria e contou com a apoio de todas as bancadas com assento na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). 

A sessão foi acompanhada pelos defensores, que festejaram a proposta fundamentada em antiga reivindicação da categoria. Entre eles estavam
o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso, o subdefensor geral, Luís Carlos Portela e o diretor legislativo da Associação dos Defensores, Sérgio Espírito Santo.

A PEC proporciona um tratamento especial não à pessoa, mas sim ao cargo. Já gozam deste foro especial devido à importância de suas funções, os ocupantes de cargos de Presidente da República, ministros, governadores, secretários estaduais, prefeitos, juízes e promotores de justiça etc.

A prerrogativa se traduz no processamento e julgamento do defensor por órgão superior. O que garante ao ocupante do cargo que será julgado por um órgão de instância elevada, tendo em vista que não seria conveniente ao cidadão assistido ser representado por um agente do Estado (defensor público) que pudesse ser denunciado ou investigado por  membro do Ministério Público com quem litiga e/ou julgado pelo mesmo juiz, onde tramitam as suas ações, havendo um clima favorável à pressão externa. 

Um dos instrumentos mais importantes para a inclusão social é o pleno acesso à Justiça, direito fundamental, alçado à proteção das cláusulas pétreas da Constituição Federal. E o defensor público é peça fundamental nessa engrenagem de acesso. 

Outra boa notícia para a categoria e para a sociedade é que, também nesta terça-feira, o governador Simão Jatene deu posse a 45 novos defensores públicos, provenientes do último concurso, elevando o número desses agentes para 192.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evento debate modernização da avicultura no Pará

A modernização da avicultura no Pará foi o tema central do Ave Fest 2011, o maior evento de avicultura do Norte do Brasil, realizado neste final de semana, no Ginásio de Esportes de Santa Izabel. No evento, que contou com a participação do Governador Simão Jatene (PSDB), houve palestras, seminários, workshops, exposição de máquinas, shows e gastronomia diversificada.  
O Ave Fest tem por meta divulgar a potencialidade dos pólos avícolas e sua importância no quadro sócioeconomico do Pará; incentivar a aquisição de máquinas e equipamentos necessários à modernização do setor; aumentar a eficácia das medidas de controle sanitário adotadas na região; promover o estímulo à competitividade da avicultura para o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos e aves; e possibilitar a exposição em estandes de empresas que produzem, comercializam máquinas e equipamentos, implementos, veículos, animais, grãos, insumos, entre outros do setor.   
Na ocasião, também nos reunimos com a direção e associados do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio Tauá e Santo Izabel do Pará para debater as demandas do setor. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Programação especial para combater o diabetes

 O Dia Mundial do Diabetes, transcorrido no dia 14, tem programação especial realizada pelo Governo do Estado, hoje (16) e amanhã (17). O objetivo é chamar a atenção da sociedade para este problema de saúde pública e reduzir o adoecimento e a mortalidade por diabetes Mellitus no Pará. Confira a programação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa):
Dia 16/11
Local: Seduc – Rod. Augusto Montenegro
Hora: 8h às 12h
Ações: serviços de glicemia, medição da pressão arterial, controle do peso, mensuração do perímetro abdominal com orientações e entrega de material educativo.
Apoio: Sespa, Cesupa
Local: Hospital Abelardo Santos
Hora: 8h às 12h
Palestra sobre Diabetes Mellitus
Dia 17/11/2011
Local: Sead (Trav. Do Chaco)
Hora: 8h às 12h
Ações: serviços de glicemia, medição da pressão arterial, controle do peso, mensuração do perímetro abdominal com orientações e entrega de material educativo.
Apoio: Sespa, Cesupa
Local: Sespa - Nível Central
Hora: 8h30 às 12h
Abertura: Diretoria do Dase, Coordenações Hiperdia, Nutrição, Idoso, Homem e Mulher, Adolescente, Populações Tradicionais
Ofertas de serviços: glicemia, medição da pressão arterial, controle do peso, mensuração do perímetro abdominal com orientações e entrega de material educativo.
Feira dos servidores artesãos
Ginástica Laboral                                                                            
Local: Ures-Presidente Vargas – Setor de Cardiologia
Hora: 8h às 12h
Tema: Educar para Prevenir
8h - Abertura da programação com a diretora e representantes da divisão técnica
9h - Palestra com nutricionista
9h - Aferição de pressão arterial, testagem de glicemia capilar, medir circunferência abdominal, cálculo de IMC
12h - Encerramento
 Fonte: Ascom/Sespa - WWW.pa.gov.br

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENGENHEIRO AGRÔNOMO VAI PRESIDIR CREA PARÁ

Repercuti, agora há pouco, na tribuna, o clima de democracia e cordialidade que marcou a eleição no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Pará (Crea-PA), nesta terça-feira (08). Pela segunda vez o Crea-PA será presidido por um engenheiro agrônomo. Trata-se de Antônio Carlos Albério, homem competente, sério e habilitado, que com certeza fortalecerá ainda mais a categoria em todo os Estado do Pará.
            Apresentei requerimento de congratulações a Antônio Albério, destacando que sua aprovação na eleição representa o sentimento de unidade dos engenheiros agrônomos no Pará, assim como o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por esses profissionais ao longo dos anos. Junto com ele, também foi eleito o engenheiro agrônomo Elias Lima para a presidência da Mútua, a caixa de assistência dos profissionais do Conselho. Eleito para o triênio 2012-2014, Albério vai substituir o engenheiro civil José Almeida Viana, que tentou a reeleição.
Desejamos felicidades e sucesso à nova administração, que assumirá em janeiro do próximo ano.