OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

APROVADO PROJETO DE RECONHECIMENTO DO FESTIVAL DE IEMANJÁ

O Festival de Iemanjá vai integrar o Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Na última terça-feira a Assembleia Legislativa aprovou  proposta neste sentido. O Festival de Iemanjá  é considerado um dos eventos culturais mais importantes que integram o calendário Afro-Religioso do Norte e Nordeste do Brasil, realizado sempre na noite do dia 7 para 8 de dezembro na praia de Outeiro (Ilha de Caratateua), distrito de Belém do Pará. Realizado há mais de 40 anos, o evento reúne mais de 70 (setenta) mil pessoas na orla de Outeiro.

A proposta que "Declara o Festival de Iemanjá integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará"é de autoria do líder do Governo, deputado José Megale. O projeto é fruto de reivindicação da União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros do Estado do Pará (URCABEP) e da Associação dos Amigos de Iemanjá.

Ao apresentar o projeto, Megale ressaltou que "ao declaramos o evento como patrimônio imaterial do Estado do Pará, estamos valorizando as particularidades e singularidades da identidade do povo paraense, assim como preservando a história e memória desse mesmo povo, que materializa suas raízes a partir das manifestações culturais, sejam elas materiais ou imateriais". Para Megale, patrimônio cultural imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade, para as gerações futuras.

O deputado também explicou que registrar documentalmente a existência da manifestação cultural é ato protetivo, na medida em que constitui prova capaz de dar suporte a ações que objetivam impedir posterior utilização indevida dos conhecimentos e práticas envolvidos na manifestação cultural. O projeto agora será submetido à avaliação Poder Executivo, a quem compete sua sanção ou veto. 


Histórico: Em 1971, os Pais de Santo (Babalorixás) Rui, Antonio Carlos, João Guapindaia, Manoel da Joia e as Mães de Santo (Ialorixás) Marina, Celina e Zenaide, resolveram coletivamente levar suas oferendas para a Orixá do Mar, Iemanjá, como forma de agradecer pelas graças alcançadas durante àquele ano, na data de 08 de dezembro, na praia do Outeiro em Icoaraci. Da organização participaram também os radialistas Ivo Silva e Assis Filho, e depois, se integraram na organização Paulo Ronaldo, Tenente Itacy Rodrigues, que permanece até hoje, e Amaury Silveira.

0 comentários:

Postar um comentário