OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sul do Pará ganhará Núcleo Integrado de Operações de Segurança

O Governo do Estado deve entregar, ainda este ano, mais um Núcleo Integrado de Operações de Segurança (Niop) à Região Sul do Pará. Será o Niop de Conceição do Araguaia.  Esse núcleo atuará como o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciop) da Região Metropolitana de Belém. A informação foi dada pelo deputado José Megale, líder do Governo e líder do PSDB, durante a sessão ordinária do Parlamento Estadual, no terceiro dia de realização da Assembleia Legislativa Itinerante em Marabá.
Dia 29 de maio, o Ciop completará 15 anos. O órgão, que foi criado em 1998, pelo então governador Almir Gabriel, é o primeiro Centro Integrado de Operações de Segurança do país. Trata-se de uma unidade de gestão compartilhada do Sistema de Segurança Pública que atua na Região Metropolitana de Belém e coordena os Núcleos Integrados de Operações do interior: o de Marabá e o de Santarém. E, brevemente, o de Conceição do Araguaia, que contará com encaminhamentos de chamadas via 190 (urgência e emergência) da microregião, para a sede em Conceição do Araguaia e despacho de viaturas através da rede rádio, semelhante ao que ocorre em Belém. Além disso, o município passará a contar com o Sistema de Rastreamento de Viaturas (RASTRO) e Sistema Inteligente de Atendimento e Despacho de viaturas para o 190. 
Com o novo Niop o Sistema de Segurança complementará a rede de Forças de Segurança do Estado – Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e DETRAN – nas regiões Sul e Sudeste do Pará, o que reforça a segurança como um todo no Estado pela integração desses núcleos com o Ciop e o Niop de Santarém. “A ideia do Governo e ampliar essa rede, cobrindo todo o Estado com núcleos nas demais microregiões”, ressalta Megale.
De acordo com o deputado, a ideia do Governo ajustar permanentemente o sistema para otimizar suas ações. Neste sentido, em março deste ano, uma reunião entre a cúpula de Segurança Pública e o prefeito de Marabá, João Salame, resultou na dinamização das ações do Niop do Sudeste: migração do sistema de monitoramento com câmeras de vias públicas da prefeitura para a sala do Núcleo, integrando o serviço às Forças de Segurança do Estado; acionamento através do 190 do serviço de Levantamento de Acidente de Trânsito (Selatran) de Marabá; disponibilização de efetivo por parte da prefeitura de Marabá, às posições de atendimento e despacho do 190, que ficará responsável pelo Serviço de Levantamento de Acidente de Trânsito (Selatran), assim como para o monitoramento de câmeras de vias públicas. Houve ainda treinamento, em Belém, do efetivo desse Niop, buscando maior habilidade no uso da ferramenta de Atendimento e Despacho (WEB CAD) e produção de relatórios diários, para maior controle do gestor; ampliação do serviço do ponto de despacho de viaturas; modernização do sistema de recepção de chamadas; e instalação e qualificação dos servidores do Sistema de Rastreamento de Viaturas (Rastro), para controle da frota e redução do tempo resposta no 190 (urgência e emergência). Estão na área de atuação do Niop do Sudeste: Marabá, Itupiranga, Parauapebas, Vila Santa Fé, Curionópolis, Cajazeiras, Canaã dos Carajás, Morada Nova Eldorado dos Carajás, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia e Nova Ipixuna.      

Histórico: Tudo começou com o CIOP, inaugurado em 29 de maio de 1998. Havia a necessidade de integração do sistema de radiocomunicação e telefonia de acesso das forças de segurança através de um único tridígito (190), preservando as características individuais de cada instituição, com o objetivo de somar esforços para a padronização do atendimento às chamadas de urgência e emergência, além de racionalizar e otimizar as ações e os recursos do Sistema de Segurança Pública do Pará, facilitando assim, o planejamento operacional e a coordenação das atividades específicas e conjuntas.
Antes da criação do Centro Integrado, cada instituição que hoje o compõe, possuía mecanismos de acionamento individual, tínhamos assim: as centrais de operações da Polícia Militar (COPOM), Polícia Civil (SECOM) e Corpo de Bombeiros Militar (COBOM), além do acesso ao DETRAN através do tridígito 154, o que dificultava o acesso aos serviços de urgência e emergência.
Hoje, o Ciop é o “coração da Segurança Pública na Região Metropolitana de Belém e do Estado por meio dos Niops”, destaca o líder do Governo, José Megale. O parlamentar apresentou um requerimento de congratulações aos 15 anos do Ciop (que transcorrerá dia 29 de maio).  O Ciop conta com um call center composto de 20 pontos de atendimentos (PA’s) que funcionam 24 horas por dia e registram por ano em média 4 (quatro) milhões de chamados de urgência e emergência em toda a Região Metropolitana de Belém. Os atendimentos são realizados por voluntários civis, capacitados pelo próprio Centro, sendo de responsabilidade de militares o despacho das viaturas ao local do chamado.
Trotes - Para cumprir sua missão de forma mais eficiente, o CIOP busca a parceria da população para acabar com problemas como o trote. Em 2012, o Ciop recebeu 1.433.165 milhões de trotes pelo número 190, o que representou 35,47% do total de ligações ao Centro.
O número excessivo deste tipo de chamadas dificulta e prejudica o trabalho de todo o aparelho de segurança do Estado, uma vez que além do custo, há um desperdício de tempo no atendimento de uma ocorrência falsa, enquanto que esta viatura poderia estar no atendimento a uma situação real, onde na ausência ou na demora de tal socorro, pode-se estar deixando de salvar vidas. Ressalta-se que o Código Penal Brasileiro (Art. 340) considera crime, passível de pena de um a três anos de detenção, além de multa, o acionamento indevido de serviço de socorro. Apesar de dificuldades como essas, o CIOP atua 24 horas no enfretamento e prevenção à violência, sendo um dos aparelhos mais estratégicos do Sistema de Segurança Pública do Pará.

0 comentários:

Postar um comentário