OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

BALANÇO POSITIVO DA SESSÃO ITINERANTE

A Alepa cumpriu seu objetivo de aproximar as ações do Poder junto à realidade dos municípios. É com este sentimento que avaliamos os dois dias de atividades realizadas, em Marabá, na primeira versão do Projeto “Assembleia junto com o Povo”. Essa  sessão itinerante representou e representa um importante instrumento de diálogo com a sociedade paraense.
         Tivemos a oportunidade de ouvir prefeitos, vereadores e lideranças políticas locais, que relataram as dificuldades e  os anseios  dos municípios da região. A partir desta sessão itinerante, assim como outras que o Poder Legislativo deverá realizar, elaboraremos um diagnóstico das regiões, mapeando as realidades, particularidades e singularidades..
Compreendemos, falo pelo conjunto de deputados, que a presença da Alepa em Marabá não foi suficiente para mapear uma visão geral da região. É preciso nossa presença mais ao extremo sul, com a finalidade de avaliar as necessidades dos municípios que apresentam realidades diferenciadas dos municípios mais próximos de Marabá.
Consideramos a interiorização da Alepa como um todo, um momento ímpar, pois os deputados estaduais podem prestar contas de suas atividades junto aos municípios que representam.
Nesses dois dias de sessão itinerante, ouvimos, debatemos, discutimos e aprovamos propostas importantes para a sociedade.

Região Metropolitana de Marabá
Na votação de projetos, aprovamos em primeiro turno, o projeto de autoria, do então deputado João Salame, hoje prefeito de Marabá, que cria a Região Metropolitana de Marabá. Pelo projeto passam a incorporar a RMM, os municípios de Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, São João e São Domingos do Araguaia. Essa proposta objetiva criar uma agenda comum de interesses dos municípios. Eu a deputada Tetê Santos apresentamos emenda supressiva, com a finalidade de suprimir alguns artigos que poderiam contribuir para a não aprovação do projeto, pois apresentavam medidas que feriam a constitucionalidade do mesmo.
Aprovamos também, a criação de uma comissão com objetivo de sintonizar a legislação ambiental do Estado ao novo Código Florestal do país.
Voltamos a ressaltar, que as sessões itinerantes representam uma posição política legítima em favor do diálogo entre a sociedade e o Parlamento, que tem por meta a obtenção de resultados concretos na vida dessas comunidades.

0 comentários:

Postar um comentário