OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DAS POLÍTICAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nestas segunda e terça-feira, no espaço da Pastoral do Menor, foi realizada a oficina de planejamento integrado das políticas municipais de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento foi coordenado pelo grupo de trabalho constituído por decreto municipal da prefeita Francineti Carvalho.t

Aécio Neves e PSDB lançaram as bases de nova agenda para o Brasil

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) apresentou terça-feira (17), em Brasília, as bases de uma nova agenda que o partido vai propor ao povo brasileiro.

“Bolsa Família, LOAS e PT”, por Antonio Imbassahy

A resistência do PT à proposta de que o Bolsa Família vá para a Lei Orgânica da Assistência Social só se explica por um motivo: o receio de perder o controle eleitoral de um programa que passa a ser do Estado Brasileiro. O argumento de que o programa vai tirar recursos da Seguridade Social e que vai acarretar prejuízos a estados e municípios beira a chantagem e estimula a desinformação.

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento merecido a festa da fé do povo paraense. Aconteceu nesta quarta-feira (4). O Círio de Nazaré agora é Patrimônio Cultural da Humanidade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

27 DE JANEIRO - DIA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Na sessão de agosto, estará na pauta de discussão do plenário da Alepa, projeto de lei de minha autoria que institui o Dia Estadual de Conscientização de Proteção aos Animais, a ser comemorado em 27 de janeiro.
O projeto foi apresentado atendendo solicitações de entidades e sociedade civil preocupados com os maus tratos aos animais.
Para elaborar o projeto, entramos em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de obter informações sobre o  censo ou dado oficial sobre o número de animais existentes, entre cães e gatos, na capital paraense. Mas infelizmente ainda não foi realizado esse censo. A estimativa existente é calculada, a priori, em cima dos 250 mil animais vacinados no período da campanha de vacinação.  Da mesma forma, a Secretaria Estadual de Saúde não possui dados oficiais sobre o número de animais domésticos existentes em todo o Estado.
O que constatamos é que nos últimos anos a adoção de animais tem aumentado gradativamente na sociedade, levando em conta a representação para as pessoas desses animais. Ou seja, como companhia, segurança ou estimação. Por outro lado, também constatamos um número considerável de cães e gatos abandonados pelos municípios, assim como os maus tratos recebidos do homem.
É importante enfatizar, que além das orientações e informações à sociedade sobre os cuidados que se deve ter ao adotar um animal, é preciso fazer uma campanha de conscientização de proteção àqueles que não tiveram a sorte de ter um abrigo ou carinho das pessoas.
Dois aspectos devem ser observados na questão dessa conscientização:
- evitar os maus tratos e desrespeito aos animais que são importantes na composição da natureza;
            - as doenças advindas quando os animais são abandonados.
A apresentação do projeto tem a finalidade de instituir o DIA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, a ser comemorado anualmente no dia 27 de janeiro. A data foi escolhida com base na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, instituída no dia 27 de janeiro de 1978 pela UNESCO.  Essa data representa demarcar a importância dos cães e gatos para as pessoas e sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário